Palavras como “tentar” indicam o que realmente estamos pensando – e que, talvez, não queremos admitir nem para nós mesmos.
As palavras que você usa subvocalmente em seu diálogo interno afetam o seu estado de espírito. E as palavras que você usa em voz alta afetam tanto o seu próprio estado de espírito como o das outras pessoas.
…
“Tentar” cria dúvida – em sua própria mente e na mente dos outros – e sugere que é improvável que você seja bem-sucedido.
Substitua “tentar” por “querer”
Use por um tempo e decida por si mesmo se existe diferença no modo como você se sente e como as pessoas respondem para você.
“Eu tenho que tentar e começar a me exercitar.”
“Eu vou tentar parar de fumar.”
“Eu vou tentar comer de forma mais saudável.”
“Eu vou tentar ser mais gentil com as pessoas.”
use “eu quero começar a… etc.”
E se eu não tiver certeza de que serei bem-sucedido?
Está certo. Você não tem que ter certeza que vai ter sucesso antes de começar alguma coisa. Tudo bem se você tentar fazer e não obtiver sucesso.
“Tentar” é muitas vezes uma maneira de nos garantirmos contra os sentimentos negativos que associamos com o fracasso… “Afinal de contas, eu não disse que ia fazer – eu só disse que ia tentar!”
Tome a decisão de que está tudo bem se você não conseguir tudo o tempo todo e vai se sentir muito melhor dizendo “eu quero fazer…”
Tome a decisão de que está tudo bem se você não conseguir tudo o tempo todo e vai se sentir muito melhor dizendo “eu quero fazer…”